Inscreva-se aqui!

SEchamada

APRESENTAÇÃO

No mês que é dedicado à enfermagem, o Coren-MG preparou uma programação diversificada para os profissionais, que abrange quatro eixos: Cultura, Política, Formação e Valorização Profissional. As atividades têm início no dia 16, na sede do Conselho, e terminam no dia 24.

Fórum Mineiro de Enfermagem - FME - Carta de apresentação

FME logo site

Em 12 de maio de 2015, a Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, a Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem – Anaten, o Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Minas Gerais – Coren-MG, o Movimento Popular da Saúde - Mops, o Movimento Enfermeiros em Luta - MEL, a Federação dos Empregados em Estabelecimento e Serviços de Saúde no Estado de Minas Gerais - Feessemg, o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Minas Gerais – Seemg, o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais – Sind-Saúde, o Sindicato dos Empregados em Estabelecimento de Saúde de Belo Horizonte e Região - Sindeess, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte – Sindibel e o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino – Sindifes uniram-se para um debate único, criando um espaço destinado às principais lutas da Enfermagem que destacamos: regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais, Instituição do piso salarial profissional, formação e capacitação permanente, Implementação do dimensionamento de pessoal nos locais de trabalho e garantia de local adequado para o descanso, dentre outras pautas de interesse da profissão.

Palestra aborda legado de Anna Nery. Participe!

No dia 16 de maio (segunda-feira), será realizada no Coren-MG a palestra "O legado cultural de Anna Nery", proferida pela enfermeira Júlia Lemos, diretora geral do Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN).

Exposição “Arte do Cuidar” homenageia os profissionais da enfermagem

Arte do cuidar

Maio é o mês mais importante para a enfermagem, pois é nele em que são comemorados o Dia do Enfermeiro (12) e o Dia dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (20). As datas fazem referência, respectivamente, ao nascimento de Florence Nightingale (1820), pioneira no tratamento a feridos durante a Guerra da Crimeia, e ao falecimento de Ana Neri (1880), precursora da enfermagem no Brasil. Como forma de homenagear os profissionais de enfermagem pelas datas, o Coren-MG exibe a exposição "Arte do Cuidar", do fotógrafo Gustavo Dragunskis.

Projeto "A escola no Coren" aproxima estudantes do Conselho

a escola no coren

O Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais, visando fortalecer vínculos com os profissionais de enfermagem que estão ingressando no mercado de trabalho, propõe o projeto “A escola no Coren”, que será ofertado para escolas de formação de nível médio técnico e superior de todo o estado de Minas Gerais.

Coren-MG se reúne com deputado para traçar estratégias de conscientização e mobilização

reuniao deputado corenmg

A enfermagem é a maior força de trabalho do Sistema Único de Saúde (SUS) em número, mas ainda carece de reconhecimento por parte das políticas públicas. É necessário que os profissionais pressionem os políticos a aprovar os projetos de lei (PLs) essenciais à categoria.